IBNT Pedro Valdo
370 palavras
2 páginas
IBNT - INSTITUTO BATISTA NOVOS TEMPOS Prof.: Pr. Sandra Quirino Aluna: Neide FerreiraPedro Valdo nasceu por volta de 1140, foi um comerciante de Lyon, uma cidade situada no vale sudeste da França. Lá iniciou seu movimento por volta de 1174 . Decidiu encomendar uma tradução da Bíblia para provençal, linguagem popular da época, , e começou a pregá-la ao povo sem ser sacerdote. Ao mesmo tempo, renunciou a sua atividade, abandonou todos os seus bens e repartiu entre os pobres, com exceção daquilo que fosse necessário para o sustento de sua família.
Desde o início, os valdenses afirmavam o direito de cada fiel de ter a Bíblia em sua própria língua, sendo esta a fonte de toda autoridade eclesiástica. Um grupo de discípulos logo se formou, tornando-se conhecidos como os Pobres de Espírito.
Os valdenses reuniam-se em casas de família ou mesmo em grutas, clandestinamente, devido à perseguição da Igreja Católica. Celebravam a Santa Ceia uma vez por ano. Possuíam características laicicismo, que é a igualdade entre os cidadãos nos assuntos religiosos e democrática das leis do Estado. E também a pregação feita por mulheres, que tinham entre os valdenses um posição mais próxima à dos homens, tendo liberdade não só para ouvir sobre a salvação, mas de falar sobre ela aos outros, manejando o que aprendiam das Escrituras traduzidas para o provençal. Além disso, nos registros históricos seguidamente se diz que os valdenses eram pacíficos e que nunca pegaram em armas, apesar das perseguições impostas pela Igreja Católica. Eles pregavam e viviam a pobreza voluntária, mas não defendiam o ódio aos ricos como faziam outros grupos mendicantes da época. Além disso eles negavam a supremacia de Roma, rejeitavam o culto às imagens vistas por eles como idolatria e se diziam guardadores da doutrina cristã apostólica. Mas em virtude de sua recusa em interromper suas pregações, foram excomungados em 1184.
Pedro Valdo morreu em 1217, mas seus discípulos valdenses continuaram o