IBEI
O brincar define-se por uma maneira que as crianças têm para interpretar e assimilar o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas, sendo um espeço característico da infância.
A criança precisa aprender a brincar por meio da mediação do adulto ou de outra criança mais experiente.
Ao falar de brincadeira é preciso enfatizar o papel das interações nesta importante atividade da criança.
Apesar do prazer e da aprendizagem que podem advir do brincar livre, o brincar interativo com a professora pode contribuir para o conhecimento do mundo social.
Destaca-se que é importante haver um equilíbrio na utilização dos espaços nas instituições da educação infantil, permitindo que a criança possa se deslocar e realizar movimentos amplos.
Para finalizar, enfatiza-se que cada criança é única e apresenta uma maneira singular de se expressar, relacionar-se com os outros, manifestar seus desejos e preferências.
Conhecer a criança é condição para o planejamento das atividades de modo mais favorável aos propósitos infantis e coletivamente trabalhados.
Durante o desenvolvimento de cada criança, a mesma está exposta a vários fatores e estímulos que estão contribuindo em seu processo cognitivo e comportamental. Onde essas situações sociais se dão a partir de suas ações que se originam em cada cultura, como na família ou na escola.
Na instituição escolar as crianças começam a criar experiências de conviver em grupos, no entanto, todas aquelas referências adquiridas no contexto familiar são expostas dentro da sala de aula, assim como saber compartilhar seus pertences, se impor em algumas situações, essas vivências éticas deve ser apresentadas aos mesmos pelos professores, para que desde cedo as crianças saibam lidar com normas e regras para o convívio de seu dia a dia.
Assim, essa diversidade citada no texto pode ser inclusa dentro de dinâmicas apresentadas na sala de aula, de modo que sejam expostas a