Ias x cpc
Estrutura contábil
Base do valor contábil
IFRS
Utiliza o custo histórico, mas os ativos intangíveis, o ativo permanente e as propriedades para investimento podem ser avaliados a valor justo.
Os ativos biológicos, instrumentos financeiros derivativos, e alguns outros instrumentos financeiros devem e podem ser avaliados a valor justo.
USGAPP
Reavaliações não são permitidas, exceto no caso de instrumentos financeiros derivativos, e alguns outros instrumentos financeiros que devem ou podem ser avaliados ao valor justo.
Brasil - CPC
Utiliza o custo histórico, mas itens do ativo imobilizado podem ser reavaliados.
Componentes das Demonstrações Financeiras
IFRS
Balança patrimonial, demonstração resultado, dos fluxos de caixa e das mutações do patrimônio liquido de, no mínimo, dois anos.
Também devem ser apresentadas as políticas contábeis adotadas pela empresa e as notas explicativas contendo detalhes para melhor entendimento das demonstrações financeiras.
USGAPP
Semelhante às IFRS, porém, para as empresas registradas na SEC, são exigidos três anos de todas as demonstrações, exceto o balanço patrimonial.
Brasil – CPC
Semelhante às IFRS, com exceção da apresentação da demonstração das origens e aplicações dos recursos no lugar da demonstração do fluxo de caixa.
Conversão de transações em moeda estrangeira
IFRS
Transações são convertidas com base na taxa de cambio vigentes na data da transação, sendo ativos e passivos monetários na data de fechamento e ativos e passivas não monetárias com bases nas taxas históricas.
USGAPP
Semelhante a IFRS
Brasil – CPC
Semelhante a IFRS
Transações entre partes relacionadas – divulgações
IFRS
Exigem a divulgação do nome da parte relacionada, a natureza do relacionamento e os tipos de transação. Para relações de controle, apresenta divulgações ocorrendo ou não as transações.
USGAPP