IA MiniMax
Alexandre Penasso Teixeira
RESUMO
Este estudo analisa a introdução e princípios básicos dos sobre Inteligência Artificial (IA), aplicada ao desenvolvimento de jogos digitais. O objetivo é compreender a aplicação em modelo de máquinas em estado finito ou seja a programação tem um início e termino previsto, utilizando máquinas atuais. A técnica utilizada demonstra de forma simples e objetiva as funções de um agente de pesquisa para solução de problemas para jogos de soma-zero. Após analise baseado em estrutura de árvore com recurso de poda Alfa-Beta e a abstração de matriz em sua concepção inicial a jogos utilizando MiniMax permite um melhor comportamento ao jogo. Conclui-se que após a implementação de técnicas de Inteligência Artificial em jogos permite uma abstração e imersão no jogo por parte do Jogador-Jogo.
Palavras-chave: IA. Jogos. Matriz. MiniMax. Poda Alfa-Beta.
1 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL MINIMAX
A utilização do mecanismo MiniMax em Jogos Digitais e sua limitação no modelo de pesquisa em Árvore e o recurso de Poda - .
Ao se deparar com determinados momentos em jogos, faz-se necessário levar o jogador a um ponto onde o mesmo tenha de raciocinar a sua saída, ou mesmo repensar a sua estratégia sendo este modelo mais utilizado em jogos de soma-zero1.
Porém antes de aprofundar no modelo MiniMax, é necessário conhecer os principais conceitos e referências sobre o que de fato pode ser considerado Inteligência Artificial.
1.1 INTRODUÇÃO
Ao abordar este assunto, de imediato imagina-se um jogo com personalidade, comportamento e mesmo temperamento, Russel e Norvig (2004) aponta o aumento sobre o estudo em inteligência artificial e seu crescimento nos últimos anos principalmente sobre neuro computação, mesmo o assunto sendo moderno muito se tem falado sobre o tema mesmo antes de Cristo. Muitos autores, tais como Russel e Norvig (2004), consideram o filósofo grego Aristóteles (384-322