Ia forte
Aspectos Filosóficos da IA
Luis Otavio Alvares Filipo Perotto
• Quais os limites da IA?
– O que um computador poderá fazer? – O que um computador não poderá fazer?
• Por quê?
Fronteiras da IA
• Inteligência no homem e na máquina
– qual a diferença em termos de capacidades?
IA e Ficção Científica
X
A Metáfora do Homem-Máquina Homem“Chamarmo-nos de máquina ajuda-nos em nossa autocompreensão; não nos define, tampouco limita a essência humana”. (J. O. de la Mettrie, 1748).
O que é Inteligência Artificial?
“As imagens públicas da Inteligência Artificial têm sido criadas ao longo dos anos através da incapacidade de gerar uma definição clara e precisa da disciplina, das controvérsias sobre seus propósitos e objetivos, e ainda da produção de sistemas que aliam o fantástico ao maravilhoso. Por detrás escondeu-se um trabalho persistente na busca de teorias científicas, de princípios orientadores e unificadores, de hipóteses sobre a verdadeira natureza da mente.” (Allen Newell).
O que é Inteligência Artificial?
“Gosto de pensar na Inteligência Artificial como a apoteose científica de uma longa tradição cultural.” (Pâmela McCorduck)
Filosofia Literatura Computação Biologia
Vésperas da IA
• 1943 – Modelo de Neurônio (McCulloch e Pitts) • 1950 – “Computadores e Inteligência” (Turing) • 1952 – “Desing for a Brain” (Ashby) “[...] que propriedades deve possuir o sistema nervoso para que se comporte ao mesmo tempo de forma mecânica e adaptativa [...]” (Ashby).
IA
Matemática
Psicologia
O Nascimento da IA
• 1956 - Conferência de Dartmouth “Propomos que se leve a cabo uma revisão da inteligência artificial de dois meses e dez homens, no Dartmouth College de Hanover, New Hampshire. A revisão é para fazê-la seguir adiante, baseado na conjectura de que qualquer aspecto do aprendizado ou qualquer outro fenômeno da inteligência pode em princípio ser descrita de forma tão precisa que pode permitir a uma máquina simulá-los”