Hístoria da computação
A capacidade do ser humano em calcular quantidades nos mais variados modos foi um dos fatores que possibilitaram o desenvolvimento da matemática e da lógica.Nos primórdios da matemática e da álgebra,utilizam-se os dedos das mãos para afetuar cálculos.
A mais antiga ferramenta conhecida para o uso em computação foi o ábaco,e foi inventada na Babilônia po volta de 2400 a.C. O seu estilo original de uso,era desenhar linhas na areia na rocha.Ábacos,de um design mais moderno,ainda são usados como ferramentas de cálculo.
O ábaco dos romanos consistia de bolinhas de mármore que deslizavam numa placa de bolnze cheia de sulcos.Também surgiram alguns termos matemáticos:em latim"Calx" significa mármore,assim"Calculos"era uma bolinha do ábaco,e fazer cálculos aritméticos era "Calculare".
No século V a.C. na antiga Índia,o gramático Pãnini formulou a gramatica de Sâncristo usando 3959 regras conhecidas como Ashtadhyãyi, de forma bastante sistemática técnica.Pãnini usou meta-regras,transformações e recursividade com tamanha sotifitação que usou a gramática possuía o poder computacional teórico tal máquina de Turinq.
Entre 200 a.C. e 400,os indianos também inventaram o logaritmo,e partir do século XIII tabelas logarítmicas eram produzidas por matemáticos islâmicos. Quando John Napier descobriu os logaritmos para uso computacional no século XVI,sequiu-se um período de considerável progresso na contrução de ferramentas de cálculo.
Jonh Napier(1550-1617)escocês inventor dos logaritmicos,também inventou os ossos de Napier,que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão,o que evitava a memorização da tabuada.
A primeira máquina de verdade foi construída por Wilheim Schickard(1592-1635),sendo capaz de somar,multiplicar e dividir.Essa máquina foi perdida durante a querra dos trinta anos,sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela.Durante muitos anos nada se soube essa máquina por isso,atribuía-se a Blaise Pascal(1623-1662)a