Hélio
He
O hélio é um gás monoatômico, incolor, inodoro, insípido e atóxico. O hélio faz parte da família de gases conhecidos como raros, inertes ou nobres. Caracteriza-se por uma reatividade muito baixa, não formando nenhum composto conhecido. Depois do hidrogênio, o hélio é o elemento mais leve, pesando cerca de uma sétima parte do peso do ar atmosférico. O hélio apresenta um nível muito baixo de solubilidade na água. Este gás não é combustível nem explosivo. Seu número atômico é 2, sua configuração eletrônica é 1, seu estado físico é 25°c gasoso, sua temperatura de fusão é -272,2°c e sua temperatura de ebulição é -268,93°c.
Depois do hidrogênio, o hélio é o gás mais comum no universo. Entretanto, na formação da Terra, apenas pequenas quantidades de gases raros foram incorporadas. O teor de hélio na atmosfera terrestre é de 5.24 PPM (0.000524% do volume).
A principal fonte de hélio são alguns poços de gases naturais. Estas fontes são encontradas, por exemplo, nos Estados Unidos, Canadá, Polônia, etc. em concentrações típicas de 1%.
O hélio é utilizado para encher balões e outros aeróstatos, em substituição do hidrogênio, muito mais inflamável. O hélio é ainda usado misturado com o oxigênio para facilitar a respiração dos doentes com tuberculose pulmonar e com asma. Utiliza- se também para encher termômetros de gás e lâmpadas de descarga.
HÉLIO
He
O hélio é um gás monoatômico, incolor, inodoro, insípido e atóxico. O hélio faz parte da família de gases conhecidos como raros, inertes ou nobres. Caracteriza-se por uma reatividade muito baixa, não formando nenhum composto conhecido. Depois do hidrogênio, o hélio é o elemento mais leve, pesando cerca de uma sétima parte do peso do ar atmosférico. O hélio apresenta um nível muito baixo de solubilidade na água. Este gás não é combustível nem explosivo. Seu número atômico é 2, sua configuração eletrônica é 1, seu estado físico é 25°c gasoso, sua temperatura de fusão é -272,2°c e sua temperatura de