Humindades 9 UnilesteMG Artigo

909 palavras 4 páginas
Relação Entre Os Conceitos da Arquitetura de Vitrúvio e Obras de Arquitetura Contemporânea.

Humanidades 9 – Novas Teorias em Arquitetura e Urbanismo.
Graduanda: Ianna Rolim Rodrigues.
Docente: Amanda Machado.
Marcos Vitrúvio Polião ou Marcus Vitruvius Pollio, foi um arquiteto romano, agrimensor, engenheiro militar que escreveu o tratado “De Architecture” que é o único tratado greco-romano que chegou a atualidade e serve como fonte de inspiração, estudo e referência para estudiosos da área. O mesmo, não foi reconhecido por suas obras e sim por seus estudos.
“De Architecture” aborda, em 10 volumes, diretamente ou indiretamente com a arquitetura desde a escolha do local, sistemas proporcionais de medida ate a argamassa a ser usada. O autor vê no arquiteto uma pessoa que detém conhecimentos sobre as mais diversas ciências e artes, tidas na época como “verdadeiras”, plausíveis. O mesmo ainda refere-se aos materiais usados na construção de edifícios. O terceiro e o quarto volume tratam das construções, dos templos, onde Vitrúvio ressalta a importância da simetria tanto na arquitectura quanto no próprio ser humano. Ou seja, nos 10 volumes Vitrúvio discorre sobre as necessidades do arquiteto para um bom planejamento e projeto, todos os detalhes a serem levados em conta.
Os princípios conceituais do mesmo são:
“Utilitas”: Onde preza-se nesse tipo de arquitetura a utilidade projetual. Nesse ponto encontramos como obras de referência associadas à utilidade A Casa das Canoas de Oscar Niemeyer e A CCTV de Rem Koolhaas.
A Casa das Canoas: Foi projetada em 1951 e construída em 1953 por Oscar Niemeyer para sua residência na cidade do Rio de Janeiro. A preocupação do arquiteto foi projetar a residência adaptando-as aos desníveis do terreno, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação fizesse parte da mesma. A obra constitui, na mágica integração entre espaços arquitetônicos abertos e ambiente natural de rocha, vegetação e água.
Deste modo, a arquitetura

Relacionados