HUMANIZAÇÃO
O processo de humanização através da educação busca transformar o homem a partir da assimilação de conhecimentos científicos e que foram produzidos de forma intencional pela sociedade, possibilitando ao indivíduo a passagem de um estado vegetativo de inércia, para um estado de evolução consciente, capaz de transformar uma prática alienante de enxergar as diversas situações sociais, para uma prática revolucionária de mudanças por meio de conhecimentos adquiridos.
Esses conhecimentos científicos não são espontâneos, mas sim organizados de forma sistemática, por meio de um currículo e reproduzidos pela escola através do professor a partir de práticas de ensino. Essas práticas devem ser organizadas por planejamentos e propostas de ação, com a finalidade de proporcionar ao aluno uma educação integral.
Constitui-se, a partir desse entendimento, o fazer pedagógico como pedra fundamental para a emancipação do educando, com base nos objetivos de ensino propostos e que o conduzirá a humanização por meio do trabalho.
A interdisciplinaridade é uma exigência para a prática da humanização da educação nos tempos atuais. Pois, é no trabalho interdisciplinar que se forma o cidadão integral. O exercício do saber é desenvolvido e formado pelas relações interligadas dos diversos conhecimentos que estão postos nas disciplinas e que foram construídos pelo conjunto dos homens. Devemos sempre recorrer à pesquisa para a construção e organização desses conhecimentos. Isso requer preparo do educador e formação pedagógico-didática que seja capaz de desenvolver no educando uma educação de qualidade. A partir da aquisição desses saberes, adquirido na escola de forma organizada e planejada, que o indivíduo sai do estado vegetativo de inércia humaniza-se e torna-se cidadão evoluído consciente de seus direitos.
É a educação o melhor caminho para a humanização do ser humano. Isso quer dizer que, é a partir da apropriação da cultura e do trabalho que o