Humanização
Hospitais são estabelecimentos de saúde destinados a prestar serviço, em regime ambulatorial e de internação. São sistemas de grande complexidade, cuja gestão deve estar voltada tanto à assistência à saúde quanto ao negócio, melhorando o uso de recursos financeiros a fim de oferecer atendimento de qualidade.
O hospital é um estabelecimento que presta serviços específicos à população em geral e apresenta uma variedade de ações de saúde que expõe seus trabalhadores a uma ou mais ocupações. Junto com a tecnologia, a humanização se torna uma aliada para melhorar a recuperação e a satisfação do paciente, quando toda a equipe prioriza estar com o indivíduo nos momentos mais difíceis. A assistência humanizada é aquela que transmite alegria e segurança por parte de quem presta o atendimento. Não uma alegria superficial, mas um sentimento de esperança a cada pequeno sinal de progresso. Entretanto, a humanização tem também o lado do profissional, ele também precisa ser tratado com respeito, precisa estar saudável física, emocional, profissional e financeiramente. Seu ambiente de trabalho deve ser acolhedor, higienizado, alegre e calmo. As informações e o material têm que estar a seu alcance no momento certo, ou seja, a humanização é importante em todos os setores, ela deve operar nas relações entre profissionais e doentes internados, entre profissionais e profissionais e entre os vários serviços de saúde.
Quando um paciente sabe que no hospital estão profissionais competentes, ele se sente mais confiante. Entretanto, os pacientes, em sua maioria, não sabem avaliar, se os procedimentos estão sendo aplicadas de forma correta. Todavia, qualquer pessoa pode