Humanizasus
Ms. Darana Azevedo
Contexto
Principais ideias da reforma sanitária:
Democracia: a utopia igualitária (universalidade, eqüidade); Reconhecimento da determinação social do processo saúde-doença, trazendo uma perspectiva de atenção integral; Proposição de uma nova divisão do trabalho em saúde, incluindo um papel ativo do usuário na construção da saúde.
Contexto
Constituição federal de 1988 a saúde é descrita como um direto de todos e dever do Estado, regida pelos seguintes princípios: Universalidade, Integralidade, Equidade, Participação social e Descentralização.
Contexto
O modelo tecnoassistencial, a organização da gestão e as maneiras como se faz a política de saúde são todos elementos críticos nesta situação.
Contexto
A mudança das práticas de saúde e a reorientação do modelo tecnoassistencial são campos em que o SUS ainda não foi capaz de produzir avanços significativos.
Contexto
Um dos aspectos que mais tem chamado a atenção quando da avaliação dos serviços é o despreparo dos profissionais para lidar com a dimensão subjetiva que toda prática de saúde supõe.
HumanizaSUS
HumanizaSUS é uma política pública de saúde, criada em 2003, que reafirma os princípios da universalidade, equidade e integralidade do SUS mas, também, propõem outros como a transversalidade, a indissocialibilidade entre atenção e gestão e protagonismo, coresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
HumanizaSUS
O HumanizaSUS lança mão de ferramentas e dispositivos para consolidar redes, vínculos e a co-responsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores, potencializando a garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada.
Marcas a serem atingidas:
Redução de filas e o tempo de espera baseados em critérios de risco; Profissionais e os serviços de saúde de referência; Garantia de informações ao usuário, acompanhamento e os direitos do código dos