Huhu
Desde os tempos primordiais o homem vem buscando entender e conhecer o mundo em que vivemos. Com isso surgiu uma nova percepção de conhecimento o “conhecimento cientifico”, o qual é baseado em fatos, pesquisas e constatações. Através de experimentos podemos saber sua veracidade e fazer algumas pesquisas, para que assim consigamos explicar, de modo racional, todos os fatos futuramente. O conceito apresentado por Ander Egg(1978) define que “Ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.”
Fontes: http://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico,-cientifico,-filosofico-e-teologico http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfHFEAL/2-conhecimento-cientifico Conhecimento Filosófico
O homem é considerado um tema permanente no conhecimento filosófico, pois filosofar é refletir, e através disso que tentamos buscar o sentido do nosso universo. Quando questionamos e debatemos sobre ideias e elementos, poderíamos dizer que estamos filosofando. Este conhecimento se difere do conhecimento cientifico, pois no filosófico ultrapassamos os limites da ciência que consiste nos fatos e na constatação de como as coisas ocorrem. Através dos questionamentos formados pela consciência humana construímos um instrumento de denominação que age por meio de convencimento para que assim possamos compreender ao certo a realidade. Nele buscamos entender elementos que não conseguimos compreender de modo racional. Para Barros e Lehfeld (1986, p.51), o objeto da filosofia é o tudo, e dizem "quanto ao objeto de conhecimento da Filosofia pode-se indicá-lo como sendo o tudo. Procura-se conhecer o ser e o não ser, o bem e o mal, o mundo dos seres e dos homens."
Fontes: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/conhecimento-filosofico.html
http://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico,-cientifico,-filosofico-e-teologico