huhu
Os problemas de saúde vividos pelo homem eram relacionados a organização comunitária, a estrutura social desenvolvida, a função das melhorias do ambiente físico, a provisão de águas, a assistência médica e outras.
Com o aparecimento de varias doenças, as pessoas só contavam com a assistência “religiosa”, digamos assim. Em 1904 foi imposta a aplicação de vacina obrigatória, e política de quarentena por Oswaldo Cruz, que gerou revolta na população. Que deu início a revolta da vacina com apoio de militares até ser derrotada. Após, Getúlio Vargas toma posse e implanta a centralização e unificação da saúde. Foram construídos novos hospitais, modernos e bem equipados com novas medicações.
O movimento de reforma sanitária organizou uma conferência nacional de saúde no qual propôs a criação do Sistema Único de Saúde(SUS), em 1988, tendo como princípio a universalidade, garantindo que a saúde seja um direito para todos.
O Brasil sofreu várias dificuldades, e mudanças na saúde ao longo desses anos, e tem sofrido ainda hoje. Sendo sempre necessário reforma do sistema de saúde brasileiro.
O SUS não foi criado apenas para pobres e sim para toda a população
brasileira de forma democrática, eficiente e de qualidade.
A saúde pública apresenta muitos problemas, mas o que se conseguiu até agora é muito importante. É necessário que implante novas leis que disponibilizem recursos a saúde e que haja comprometimento do governo para que o estado possa cumprir seu dever que é promover a saúde para todos nós. Temos direito a saúde, então temos que lutar para que esse sistema seja desenvolvido de uma forma melhor, e humana, em nome da sociedade.