Hugo Chavez
Aos 17 anos, Chávez ingressou na Academia Militar da Venezuela, onde se graduou em 1975 em ciências e artes militares, ramo de engenharia. Prosseguiu na carreira militar, atingido o posto de tenente-coronel.
Casou-se duas vezes: a primeira com Nancy Colmenares, com que teve três filhos e a segunda com a jornalista Marisabel Rodríguez, de quem se separou em 2003 e com quem teve uma filha. Manteve ainda uma relação amorosa durante cerca de dez anos com a historiadora Herma Marksman enquanto era casado com a sua primeira esposa.
No dia 4 de fevereiro de 1992, Chávez fracassou num golpe de Estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez. Detido, passou dois anos na cadeia. Foi libertado após o afastamento de Pérez, graças a uma amnistia do novo presidente Rafael Caldera. Chávez abandonou a vida militar para se dedicar à política.
Em 1997 fundou o Movimento 5ª República. Nas eleições para a presidência, em 1998, Chávez venceu com 56% dos votos, após uma campanha contra os partidos tradicionais e promessas de combater a pobreza e a corrupção.
Logo que tomou posse, em fevereiro de 1999, dissolveu o Congresso e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte. A nova Constituição, aprovada por referendo em dezembro do mesmo ano, alterou o nome do país para República Bolivariana da Venezuela, ampliou os poderes do Executivo, permitiu uma maior intervenção do estado na economia, eliminou o Senado e reconheceu os direitos culturais e linguísticos das comunidades indígenas.
Convocou ainda novas eleições para presidente, em 2000, nas quais Chávez foi releito com 55% dos votos e o Pólo Patriótico (partido de Chávez) conquistou a maioria dos lugares na Assembleia Nacional. Chávez tomou posse a 22 de agosto. Apoiado na Ley Habilitante, Chávez tinha a possibilidade de promulgar 49 decretos num ano, sem necessitar