HUE²
E é assim que o Brasil está ganhando fama mundo afora nos games… Uma realidade muito triste para nós brasileiros que amamos jogos online!
Ontem a Folha de São Paulo publicou uma matéria que infelizmente é a nossa realidade atual: Brasileiros ganham fama ruim praticando assaltos e arrastões em jogos on-line. Realidade essa que me entristece e me faz ter vergonha de ser brasileira.
Quem nunca ouviu os termos “Tinha que ser brasileiro”, ou “BR é tudo macaco” , dentre muitos outros… Já vivenciei situações onde os próprios brasileiros preferem NÃO jogar com outros brasileiros.
Mas, o que temos feito de tão terrível para essa fama estar se espalhando por aí? Tem alguns jogos que preferem bloquear o Brasil, não permitindo que brasileiros joguem (Se você tentou jogar Ragnarok II sabe bem que até pouco tempo atrás os servidores estavam bloqueados para o Brasil). Abaixo confira uma imagem citando as principais táticas utilizadas pelos jogadores “tóxicos”:
Claro que o problema não é só do Brasil, mas nenhum outro país tem essa identidade negativa tão forte. Lembro de ouvir alguns amigos conversando – na época do lançamento dos servidores brasileiros de World of Warcraft – sobre não migrar para os novos Reinos, pois preferem não jogar com BRs.
“Podemos afirmar que esse não é um problema que tem origem no game. O jogador é, no mundo on-line, reflexo de como vive no mundo real”, diz Julio Vieitez, diretor-geral da Level Up! (de games como “Grand Chase” e “Ragnarok”) no Brasil.
Concordo em partes com essa afirmação de Vieitez. Em partes, porque acredito que o universo online faz com que algumas pessoas pensem que tudo é permitido e acabam