Huashuhushasuh'
439 palavras
2 páginas
Roberto Estevam da Silva Júnior
O conceito das práticas corporais difere, significativamente, dos conceitos de atividade física e exercício físico, pois considera o ser humano em movimento, ou seja, estuda e considera a sua gestualidade, os seus modos de se expressar corporalmente, atribuindo valores, sentidos e significados ao conteúdo e à intervenção.
Roberto Estevam da Silva Júnior
As práticas corporais são “olhadas” a partir das ciências humanas e sociais, das artes, da filosofia e dos saberes populares, sem desconsiderar as ciências biológicas e naturais.
Roberto Estevam da Silva Júnior
a ocidental (modalidades esportivas, ginásticas, caminhadas, como exemplos); a oriental (Tai-Chi, Lian Gong, Yoga entre outras).
Roberto Estevam da Silva Júnior
A Promoção da Saúde é uma estratégia voltada para a produção de saúde articulada às tecnologias, políticas e práticas desenvolvidas no sistema público de saúde e demais setores. Busca contribuir com as necessidades sociais em saúde, para além do enfoque da doença, estimulando a coresponsabilidade e a cogestão entre os diferentes atores e setores da sociedade. (Carvalho, 2006).
Roberto Estevam da Silva Júnior
As práticas corporais visam: Busca de melhores padrões funcionais e fisiológicos. Regular a respiração, a mente, o QI e o corpo como um todo. Possibilitar novos modos de pensar, viver e se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o meio em que se vive.
Roberto Estevam da Silva Júnior
São importantes no aprendizado da sincronia entre ações e pensamentos, já que um de seus pressupostos é que a forma (postura e movimento), a respiração e a intenção mental caminhem na mesma direção; Melhoram o condicionamento cardiorrespiratório; Tonificam os músculos, favorecem a fixação do cálcio ósseo e a funcionalidade das articulações; Melhora a aptidão física e favorece a independência funcional no cotidiano; Contribuem para a