HTP casa
Características do Desenho Específicas da Figura
CASA
A casa parece estimular uma mistura de associações conscientes e inconscientes referentes ao lar e às relações interpessoais íntimas. Para a criança, a casa parece salientar o ajustamento aos irmãos e aos pais, especialmente com a mãe. Para os adultos, é representado o ajustamento a situações domésticas em geral e, mais especificamente, ao esposo (a) e aos filhos (se tiver algum). O desenho da casa dá uma indicação da capacidade do indivíduo para agir sob estresse e tensões nos relacionamentos humanos íntimos e para analisar criticamente problemas criados pela situação do lar. As áreas de interpretação no desenho da casa geralmente referem-se à acessibilidade, nível de contato com a realidade e grau de rigidez do indivíduo.
Proporção
Se o telhado for grande em relação ao resto da casa, o indivíduo pode dedicar muito tempo procurando satisfação na fantasia. Se a dimensão horizontal da parede for superenfartizada em relação à vertical, o indivíduo pode estar funcionando ineficientemente, porque o passado ou futuro interferem em sua atenção. Este indivíduo pode ser considerado vulnerável a pressões ambientais, à medida que muito dele, figurativamente falando, está disponível para os ataques no nível da realidade. Se a dimensão vertical for superenfatizada, sua satisfação provavelmente é obtida na fantasia e evita, o máximo possível, o contato com a realidade.
Portas muito pequenas retratam os sentimentos de inadequação do indivíduo e relutância em fazer contatos. Portas muito grandes sugerem superdependência dos outros. Disparidade de tamanho entre as janelas é normal, com a janela da sala de estar sendo geralmente a maior e a do banheiro, a menor. Quando a janela do banheiro for a maior, pode-se supor que a função do banheiro deve estar perturbando o indivíduo, e deve-se suspeitar de conflitos referentes às funções sexuais e/ou excretoras. A