HPV - Patologia do colo uterino
Andréia Fernandes Bastos
Patologia do Colo Uterino
1----Cite os epitélios que recobre o colo.
Epitélio colunar (cilíndrico) simples ou glandular: é o epitélio característico da região endocervical. É constituído por uma única camada de células responsáveis pela secreção do muco cervical.
Epitélio escamoso estratificado não queratinizado: é o epitélio característico da região da ectocérvice. É formado por várias camadas de células, o que confere maior proteção à região. Esse epitélio também reveste os fundos de saco e a vagina em toda a sua extensão. O ESCAMOSO É COMO SE COBRISSE O COLUNAR E COBRE TODO O COLO.
1.A) Conceitue JEC.
No estudo da topografia do colo uterino identifica duas zonas: a ectocérvice e a endocérvice. A ectocérvice é revestida por epitélio escamoso estratificado não queratinizado. A endocérvice é revestida por epitélio colunar (cilíndrico) simples. O ponto de encontro destes epitélios é denominado junção escamocolunar ou JEC. Quando a JEC se localiza no orifício externo, tem-se o colo padrão. Mas a JEC tem localização variável de acordo com a faixa etária, paridade, doenças intercorrentes, dentre outros. É O LOCAL ONDE OCORRE AS METAPLASIAS (ALTARÇÕES BENIGNAS) E DISPLASIAS (PREDISPOE AOS PROCESSOS PRÉ-NEOPLASICOS). DETERMINADAS SITUAÇÕES FISIOLOGICAS PODEM ALTERAR A LOCALIZAÇÃO DA JEC, FAVORECENDO UM COLO DINÂMICO. É UMA LINHA MUITO TÊNUE.
1.B) Conceitue zona de transformação (ZT).
O DINAMISMO DA JEC, COMO A “EVERSAO OU SAIDA” DO ORIFICIO EXTERNO DO COLO EM DIREÇÃO À PAREDE VAGINAL PELA JEC, E O EPITELIO ESCAMOSO RECOBRE O GLANDULAR, RECEBE O NOME DE ZONA DE TRANSFORMAÇÃO. EM ALGUNS CASOS PODE SER METAPLASIA. É OBSERVADA PELA JEC, DE ONDE ELA ESTEVE E ONDE ELA ETÁ ATUALMENTE. NÃO HÁ MOVIMENTO DO EPITELIO, MAS SIM MODIFICAÇÃO DO TIPO DO TECIDO. OU É GLANDULAR, OU É ESCAMOSO OU É METAPLASICO.
Estudos citológicos mostram um terceiro tipo de epitélio, que corresponde à zona de transformação, onde se