hpe
Economia primitiva e Revolução Industrial
Nas sociedades primitivas o homem era social, não tinham risco de fome e não buscavam lucro na produção e na troca. Com a revolução industrial a economia passa a ser autoreguladora e o capitalismo liberal, através de interesses pessoais. O medo da fome e a busca pelo lucro mantinham o sistema funcionando.
Economia de Mercado
Homem passa de social para econômico. O mercado passa determinar as relações sociais, as classes sociais e as transformações no pensamento econômico para se adaptar a uma sociedade de maquinas gerada pela RI.
HPE
Economia como ciência:
Analise objetiva, despreza a analise subjetiva. Faz-se analogia da economia com a matemática e física. A ciência econômica é construída com base na construção de modelos e no teste empírico desses modelos. Valores morais e éticos não são ligados aos economistas.
Dois pensamentos econômicos: Hard Science e Soft Science
Hard Science: Valorizam a teoria econômica atual, as teorias anteriores só serviram para aprimorar a atual. Sendo assim, as teorias anteriores foram incorporadas na atual e superadas. A HPE só faz referencia às teorias vencedoras do presente, ou seja, as teorias estão em uma linha vertical de acordo com a evolução, onde apenas da ponta tem importância.
Os novos economistas devem aprender apenas a teoria atual, não faz sentido estudar livros de 200 anos atrás se existem livros de 5 anos atrás.
Portanto, há uma separação completa entre a teoria econômica atual e a historia do pensamento econômico.
Soft Science: Tem visões mais amplas da economia, pois cada teoria surge da observação das outras teorias. Ou seja, teóricos antigos estão sempre nos mesmos patamares dos atuais. A evolução das teorias pode se dizer que esta em uma linha horizontal. A HPE é de fundamental importância para formulação de novas teorias.
O problema dessas duas visões, são os extremos, não se pode descartar totalmente a história do pensamento econômico, como na visão