How Microsoft Builds Software
11/2013
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
Introdução
Fases do Processo de Construção do Software
Visão Geral e Estratégia
Desenvolvimento e Transporte de Produtos
Benefícios da Abordagem Sincronia e Estabilização
O que podemos aprender com a Microsoft
Conclusão
Sugestões
Bibliografia
A Microsoft é uma das maiores empresas de software do mundo e constrói softwares bastante complexos. Dois pesquisadores, Michael Cusumano e Richard
Selby, tiveram acesso aos documentos de projeto da
Microsoft e ao pessoal especializado da empresa, para fins de estudo e realização de entrevistas.
Esse artigo enfatiza as estratégias adotadas, as fases dos processos, a estrutura, a abordagem, o tipo de liderança e organização da empresa como um todo.
Fases do Processo de Construção do
Software
A Microsoft utiliza o processo de
“synch
and stabilize”(sincronia e estabilização). Esse processo é dividido em três fases: fase de planejamento, fase de desenvolvimento e fase estabilização. A fase de planejamento inicia com uma definição dos objetivos do novo produto e das atividades do usuário que serão apoiadas. A Microsoft utiliza um método denominado planejamento baseado em atividades para identificar e priorizar as características a serem construídas.
Esta fase define a visão, as especificações e o cronograma do produto, que constituem em:
•
Declaração da visão.
•
Documento de especificação.
•
Cronograma e formação da equipe de características. A fase de desenvolvimento é dividida em três ou quatro partes, cada uma com uma pequena equipe de desenvolvimento, e o cronograma é dividido em três ou quatro subprojetos sequenciais, cada um com seu próprio prazo de entrega, resultando em um marco cumprido. As equipes trabalham paralelamente em um conjunto de características e sincronizam seu trabalho juntando o código e encontrando erros em uma base diária e semanal.
Nessa fase são