Hover Board Real
É o que promete a empresa californiana Arx Pax que conseguiu atingir a meta de arrecadação de US$ 250 mil na plataforma de “crowdfunding” Kickstarter para seu protótipo de skate voador, o Hendo Hover.
A “mágica” é possível graças a quatro motores de flutuação que usando um princípio do magnetismo empurram uns aos outros, fazendo a prancha subir. Mas, diferente do que se pode imaginar, o skate não utiliza polos iguais de ímãs para levitar. A tecnologia se baseia na Lei de Lenz que diz que correntes de Foucault são criadas quando ímãs são movidos em relação a um material condutor. Essas correntes, por sua vez, criam um campo magnético oposto ao condutor, o que faz o skate flutuar. Infelizmente é necessária uma superfície com material condutor não-ferromagnético para que o Hendo Hover flutue, dessa forma ainda não é possível ir ao supermercado ou ao parque flutuando. A entrega dos primeiros Hendo Hover será em 21 de outubro de 2015, data em que Marty McFly chega ao futuro no segundo filme da série. Este dia é conhecido como Back to The Future Day.
Mais que um brinquedo caro, o Hendo Hover apresenta-se como uma via de desenvolvimento para as mais diversas áreas, principalmente transporte e logística. Imagine carros flutuando em autovias especialmente desenvolvidas para esse fim ou toneladas de contêineres sendo movimentados facilmente por dois ou três funcionários em portos, aeroportos e supermercados. São várias as possibilidades de aplicação.
A série De Volta Para o Futuro previu muitas tecnologias que hoje são comuns. Computadores de vestir, filmes 3D, múltiplos canais em televisores, tablets, e agora o skate flutuante. Há aí um fio de esperança para quem está aguardando o famoso Capacitor de