HORÁRIO FLEXIVEL E A JORNADA DE TRABALHO

3803 palavras 16 páginas
Cuiabá
2013

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4

A Revolução Informacional e a jornada de trabalho flexível 5

Conceitos e tipos de jornada flexível de trabalho 7

A Legislação Brasileira e o direito do trabalho flexível 9

Indicadores econômicos: Benefícios para a empresa 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Jornada de trabalho flexível ou móvel é aquela em que o empregador, previamente, estabelece um limite inicial e final do horário de trabalho e os empregados, dentro desse limite, cumprem integralmente a sua jornada de trabalho, como, por exemplo: o empregador determina que o horário de trabalho seja cumprido dentro do período das 8 às 20h. Nesse período, o trabalhador cumprirá a sua jornada normal de até 8 horas diárias, podendo, em determinado dia, cumprir a jornada das 9 às 18h, com uma hora de intervalo para almoço, assim como, em outro dia, das 10 às 19h, e assim sucessivamente.
A Era da Informação tem proporcionado mudanças cada vez mais rápidas em todo contexto organizacional. Em termos de gestão de pessoas, a tecnologia está viabilizando maior flexibilidade aos colaboradores, o que tem feito algumas empresas adotarem a jornada flexível de trabalho. Essa estratégia está ganhando adeptos em todo o mundo. A jornada de trabalho flexível, se bem implantada, pode ser benéfica tanto para o colaborador quanto para a organização.
Observa-se que não há na legislação nenhum dispositivo disciplinando a implantação desse tipo de jornada (flexível). A adoção de tal mecanismo fica a cargo do empregador, o qual poderá optar por implantá-la mediante negociação com o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, por meio de regulamento interno da empresa, ou do próprio contrato de trabalho.
A adoção do horário flexível traz inúmeras vantagens para empresa, bem como para os empregados,

Relacionados

  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas