hormonologia
ATIVIDADE DE DISPERSÃO
HORMONOLOGIA
ALEXSANDRA GOMES BARROSO PONTES
Fortaleza 16 de Dezembro 2013
Hormonologia
Hormonologia é o estudo das substâncias química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados.
Esta substância é segregada em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea ou em outros fluídos corporais. Assim sendo, podem ser produzidas por um órgão ou em determinadas células do mesmo.
É libertada e transportada diretamente pelo sangue ou por outros fluidos corporais. A sua função é exercer uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.
Podemos aqui citar como exemplo o hormônio insulina, que controla a razão, e a maneira pela qual a glicose é utilizada pelo corpo. Outros hormônios incluem as sexuais, as corticosteroides, a adrenalina, a tiroxina, e a hormônio do crescimento. Em plantas os hormônios são conhecidos como fatores de crescimento
SISTEMA ENDOCRINO
Principais glândulas endócrinas. (Masculinas na esquerda, femininas na direita.) 1. Glândula pineal 2. Hipófise 3. Tiroide 4. Timo 5. Glândula suprarrenal 6. Pâncreas 7. Ovário 8. Testículo.
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.1Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso,2 formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.1 Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema