seis sigma
Alunos:
Amanda Lima
Dayana Neves Nascimento
Flavio Cruz
Trabalho entregue na disciplina de Contabilidade Gerencial, professora Janaina Senra, turma 6C, do curso de Ciências Contábeis.
Rio de Janeiro
Setembro – 2013
1) Qual o problema principal do caso?
A centralização das decisões no alto setor administrativo da empresa, criando uma barreira entre os funcionários e o tomador de decisões (Sr. Ricardo), faz com que, muitas vezes, o contato com as pessoas ligadas diretamente a operação da empresa seja restrito, causando desconforto em alguns casos e o não entendimento real da situação da cia.
Esta barreira muitas vezes faz com que o funcionário sinta-se desmotivado, uma vez que suas ideias não são levadas em conta na cia, o mesmo deixa de “vestir a camisa da empresa”, deixando de ser parte da engrenagem que faz com que a cia funcione.
2) Quais as mudanças percebidas no mercado?
O mercado passou a perceber que o ramo de alimentação estava crescendo e algumas empresas passaram a investir nesta área. A empresa do estudo de caso cresceu, mas manteve o pensamento de manter as tomadas de decisões voltadas para a alta administração, sem envolver demais áreas ou setores. O mercado cresceu, mas a empresa esqueceu de acompanhar internamente esse crescimento.
3) Que comentários você faria sobre a cultura organizacional da empresa?
A cultura a empresa inicialmente era de “cumplicidade” entre a alta diretoria e os funcionários, cultura esta que foi modificada com o passar dos anos e com o crescimento identificado. Esta mudança fez com que o impacto causado interferisse diretamente na linha de produção. A falta de conhecimento dos acontecimentos pela alta diretoria, causada pela barreira criada pela alta administração e a centralização das decisões desta, fez com que a cia passasse a ter queda em seus lucros e sofresse vários prejuízos, decorrentes de ações trabalhistas.
4)