HOMOSSEXUALIDADE E RELIOGISIDADE CRISTÃ UMA RELAÇÃO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO

2041 palavras 9 páginas
HOMOSSEXUALIDADE E RELIOGISIDADE CRISTÃ: UMA RELAÇÃO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO

A relação que a religião cristã e a igreja católica teve com a homossexualidade foi durante longo tempo pautada pela imiscívidade.
Calcada no discurso baseado em uma leitura da Bíblia que condenava a homossexualidade, por infringir as leis de Deus de que relações sexuais deveriam ser pautadas pela função reprodutora, excluindo dessa maneira a relação entre pessoas do mesmo sexo, reforçada ainda pela hierarquização e normatização do relação sexo\gênero, a visão imposta sobre a homossexualidade pela igreja sempre foi no viés da condenação.
Através de séculos de influencia na condenação e perseguição da homossexualidade instaurou-se não só na sociedade, mas também nos homossexuais, conflitos que levariam a embates e exclusão do meio religioso e da religiosidade, ou uma busca à um enquadramento as normas religiosas ou mais recentemente a uma busca pela aceitação entre diferentes religiões ou ainda uma nova leitura da bíblia fundando novas igrejas.
A Igreja Católica através de seus dogmas construiu discursos reguladores da sexualidade, em uma época que a influencia da igreja sobre a população era grande, através de um acirramento maior pelo tempo, à Igreja coube ser uma instituição reguladora da sexualidade em suas mais diversificadas formas.
Estipulou a visão de que a sexualidade deveria ser voltada apenas com a finalidade de reprodução e que ao homem e a mulher deveria caber o comprimento dessas especificidades, impondo uma relação entre homem e mulher baseados na diferenciação de papéis bem definidos, em que tanto um quanto outro devem ser submetidos aos designs de Deus.
A esta definição portanto não cabe uma sexualidade homossexual, enquadrando esse comportamento como uma corrução da natureza, uma desordem nos papéis de gênero.
Sob este aspecto um comportamento que não se enquadrasse na construção do que se espera do gênero seria ainda mais condenável, por quanto uma prática

Relacionados