Homossexualidade e homofobia
Curso de Graduação em Engenharia Mecânica
Homossexualidade / Homofobia.
Homem, cultura e sociedade.
Engenharia Mecânica – 1° período
Prof.ª
Poços de Caldas MG.
1° Semestre de 2013.
Índice:
1. A Homossexualidade na Antiguidade.
2. Homossexualidade.
3. Homofobia.
4. Movimentos contra a homofobia.
5. Principais direitos reivindicados.
6. Parada gay.
7. PL 122, Brasil sem descriminação.
8. Possiveis causas da Homossexualidade.
9. Curiosidades.
10. Citações no texto.
11. Referencias bibliograficas.
1- A Homossexualidade na Antiguidade.
Sua história retoma um tempo em que não havia necessidade de distinguir o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo para os povos antigos, o conceito de homossexualidade simplesmente não existia.
As tribos das ilhas de Nova Guiné, Fiji e Salomão, no oceano Pacífico, cerca de 10 mil anos atrás já exercitavam algumas formas de homossexualidade ritual. Os melanésios acreditavam que o conhecimento sagrado só poderia ser transmitido por meio do coito entre duplas do mesmo sexo. No rito, um homem travestido representava um espírito dotado de grande alegria – e seus trejeitos não eram muito diferentes dos de um show de drag queens atual.
Um dos mais antigos e importantes conjuntos de leis do mundo, elaborado pelo imperador Hammurabi na antiga Mesopotâmia em cerca de 1750 a.C., contém alguns privilégios que deveriam ser dados aos prostitutos e às prostitutas que participavam dos cultos religiosos. Eles eram sagrados e tinham relações com os homens devotos dentro dos templos da Mesopotâmia, Fenícia, Egito, Sicília e Índia, entre outros lugares. Herdeiras do Código de Hammurabi, as leis hititas chegam a reconhecer uniões entre pessoas do mesmo sexo. E olha que isso foi há mais de 3 mil anos.
Na Grécia e na Roma Antiga, era absolutamente normal um homem mais velho ter relações sexuais com um mais jovem. O filósofo grego