Homofobia
A homofobia é um assunto muito polêmico e complexo, a sociedade ainda não se familiarizou com todas as formas relacionamentos principalmente os de pessoas do mesmo gênero. Alguns indivíduos reagem de forma violenta, ignorante e sem racionalidade alguma, vendo esses casais de forma discriminatória. O Brasil tem em todo o seu território pelo menos 60.002 casais homossexuais com união estável, segundo dados preliminares do Censo 2010, realizado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O caso estudado a seguir nos relata a historia de dois militares que assumiram seu envolvimento Homo afetivo e teve que passar por situações vexatórias e humilhantes, dentro da instituição em que prestavam serviços.
Houve grande repercussão na mídia em programas jornalísticos e de entretenimento, às vezes sensacionalistas. Em 2008 no programa‘’Superpop’’apresentado por Luciana Gimenez, dois sargentos repetiam, ao vivo, a história contada a revista época, que viviam juntos, em união estável desde 1997. Durante o programa o prédio da rede tv foi cercado pela policia do exercito, houve uma negociação com a presença de representantes do CODEP( conselho estadual de defesa dos direitos da pessoa humana). O sargento Araújo desesperado ao saber que iria ser preso: ‘‘Eu vim em rede nacional, para resguardar minha vida. Porque a Televisão atinge mais pessoas que a revista. Se eu for preso eu vou morrer, será queima de arquivo’’, declarou o militar exaltado.
Luciana respondeu: ‘‘O que eu posso fazer? Você veio aqui por livre e espontânea vontade’’.
Os meios de comunicação escolhido pelos militares expôs a opção sexual escolhida por ambos abrindo assim uma enorme discursão sobre o homossexualismo no Brasil, na sociedade, nos órgãos públicos e privados. A sociedade está realmente preparada para agir com imparcialidade diante dessas relações homo afetivas? Sem ter reações discriminatórias diante de homossexuais? Será preciso que autoridades