homofobia PARTE DIGITADA PRONTA
CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
DIONE LUÍS COELHO
JEFERSON ALEFE DA SILVA
MAGNO JUNIOR
PAULO HENRIQUE SILVA SENA
RONDINEY DA SILVA SANTOS
TIAGO ANDRADE
WARLEY ANDRADE XAVIER
HOMOFOBIA
SÃO JOÃO EVANGELISTA
2014
DIONE LUÍS COELHO
JEFERSON ALEFE DA SILVA
MAGNO JUNIOR
PAULO HENRIQUE SILVA SENA
RONDINEY DA SILVA SANTOS
TIAGO ANDRADE
WARLEY ANDRADE XAVIER
HOMOFOBIA
Trabalho apresentado ao Professor Bruno com requisito parcial para aprovação da disciplina Sociologia: Curso Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG/SJE.
SÃO JOÃO EVANGELISTA
2014
INTRODUÇÃO
A palavra homofobia (homo = igual; fobia = medo) surgiu como uma ideia de nomear o medo ou aversão que muitas pessoas sentem ao se deparar com outras que preferem ter relações sexuais com outras pessoas iguais a si, ou seja, do mesmo sexo. O que mais chama atenção de psicólogos é que a palavra homofobia se pensar bem não diz respeito exatamente ao preconceito que se tem ao se deparar com uma pessoa de mesmo sexo, e que tenha preferencia sexual diferente, pois no caso de ter medo de seu igual engloba muitas possibilidades que não fazem parte desse preconceito, por exemplo, um gay não sente de outro gay e um homem não sente raiva de outro homem por ser homem e sim por ter uma orientação sexual diferente.
A homofobia tem razões que vão além da orientação sexual, tendo vários fatores que juntos formam as raízes da homofobia propriamente dita, são eles a religião, cultura, história e vários outros. Para ser ter noção, no século 19, o termo homofobia era utilizado para designar uma doença que era tida como um distúrbio mental e físico. Essa ideia de a homofobia ser uma doença durou até 1985, quando a Organização Mundial da Saúde , após milhares de campanhas realizadas pelo mundo organizadas por grupos LGBT (lesbicas, gays, bissexuais e travestis), retirou a ideia de homossexualidade da lista de doença.
Mesmo hoje em dia a homofobia sendo considerada algo normal,