Homo Habilis
Homo habilis é uma espécie de hominídeo que viveu no princípio do Plistoceno inferior (2,33 milhões a 780 mil anos atrás). Os primeiros fósseis de H. habilis foram descobertos em 1964 por Louis Leakey e seus colegas, no desfiladeiro de Olduvai, Tanzânia, que faz parte do Grande Vale do Rift, na África oriental.
2. Desenvolvimento
Esta espécie viveu entre cerca de 2,3 e 1,5 milhões de anos atrás.
O que o nome significa.
Homo, é uma palavra latina que significa 'homem' 'humano' ou. Este é o mesmo gênero ou grupo nome como o dar aos humanos modernos e é usado para mostrar a estreita relação entre esta espécie e a nossa própria.
A palavra habilis é baseado em uma palavra latina que significa 'mão' ou 'mais forte'. Esta espécie foi conhecida como "homem prático", porque as ferramentas de pedra foram encontrados perto de seus restos fósseis e presume-se esta espécie desenvolveu a capacidade de modificar pedra em ferramentas.
2.1 Importantes descobertas de fósseis
A descoberta do Homo habilis começou em 1959, quando dois dentes foram desenterrados em Olduvai Gorge, na Tanzânia, por uma equipe liderada por Louis e Mary Leakey. Partes do esqueleto de um menino foram localizados no local no próximo ano e fósseis adicionais de outras pessoas continuaram a ser encontrado.
Seu tamanho do cérebro, características de suas mãos e pés, e evidências de que eles podem ter usado ferramentas de pedra todos sugeriu que um novo tipo de ancestral humano tinha sido encontrado. Eles foram oficialmente anunciados como novas espécies, em 1964, mas a sua colocação no gênero Homo humano era controversa. Fósseis adicionais, incluindo a descoberta de um esqueleto parcial em 1986, revelaram que esta espécie era mais parecida com um macaco do que se acreditava anteriormente.
2.2 Distribuição
Os fósseis desta espécie foram encontrados nos países do Quênia e da Tanzânia, na África, em particular no Lago Turkana, Olduvai Gorge e Koobi Fora.
2.3