Homilia Páscoa 19 de abril de 2014
338 palavras
2 páginas
Homilia _ PáscoaAcabámos de escutar a Palavra de Deus, que aqui proclamada todos os domingos por Cristo Ressuscitado, tem o poder de nos ressuscitar no início de cada semana, para vivermos a vida nova em Cristo. Sejamos homens e mulheres vivos ao serviço da vida uns dos outros, porque é assim que cuidamos verdadeiramente da nossa vida!
Como escutámos no Evangelho, Maria Madalena chega ao sepulcro e fica aterrorizada, porque pensa que roubaram Cristo. Não O encontra e, por isso, corre e afirma ‘Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram’. Pedro e o discípulo que Jesus amava ao ouvirem o testemunho de Maria Madalena correm também, chegam ao sepulcro, vêm e acreditam. Mas ainda não tinham entendido que Jesus devia ressuscitar dos mortos. E nós… já entendemos?... Melhor, já vivemos a partir da certeza que Jesus ressuscitou dos mortos? Se já acreditamos que Jesus ressuscitou dos mortos não o procuremos entre os mortos. E se, ao procurá-Lo, O não encontramos na nossa vida, é porque ainda vivemos na região dos mortos, é porque estamos mortos, ainda que nos pensemos vivos. Mas, se O encontramos na nossa vida, estamos vivos com Ele e vivemos a partir d’Ele, a partir da Sua Palavra. E, vivendo unidos a Cristo, não aspiramos mais às coisas da terra, mas às coisas do alto. Como a nossa vida será diferente se vivermos com Cristo Ressuscitado ao nosso lado! Não mais trabalharemos escravos do agrado dos outros, mas livres por agradar a Deus. Não mais trabalharemos pela mera ambição terrena, pisando tudo e todos. Não mais trabalharemos pelo dinheiro ilícito. Não mais trabalharemos para aparecer. Trabalharemos, sim, como homens novos, na construção de um mundo novo, onde quem reina é Deus, e onde quem recebe a perfeição da nossa dedicação é o nosso Deus perfeito.
Que hoje, Deus renove em nós a unção do Espírito Santo, que no nosso batismo recebemos, para que, com Cristo, vençamos o mal que nos escraviza e a morte que não tem a última palavra.