Homiletica
I - DESCRIÇÃO DO CURSO: Um curso sobre os processos de extração de uma mensagem bíblica e como organizá-la dentro das normas homiléticas.
II - PROPÓSITO DO CURSO: O propósito geral do curso é ensinar ao aluno sobre a arte de preparar sermões bíblicos, aplicando a leis de interpretação corretamente.
III - OBJETIVOS DO CURSO: Ao final do curso o aluno será capaz de:
A) Definir o que é homilética e hermenêutica.
B) Aplicar as leis de interpretação bíblica corretamente.
C) Estruturar um sermão bíblico.
D) Comunicar a mensagem bíblica organizada dentro de uma estrutura homilética.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A) A Vida do Pregador
B) O Conceito de Homilética e Hermenêutica
C) Os Passos para a Preparação do Sermão: 1) A Introdução 2) O Tema 3) As Divisões 4) A Argumentação 5) As Ilustrações 6) A Aplicação e Conclusão
D) Os Bons Hábitos na Pregação
E) APÊNDICE: Modelo de Liturgia
I – A VIDA DO PREGADOR.
O Testemunho da Conduta. – Para prevenir os seus discípulos contra os falsos profetas, que escondiam suas unhas de lobo debaixo de um disfarce de ovelha, o Senhor Jesus formulou uma norma infalível para julgar o caráter humano: “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.16-20). A Conduta do homem regenerado não é a mesma que era antes do seu encontro com Cristo (I Coríntios 6.9-11; II Coríntios 5.17). Não queremos dizer com isto que o cristão não comete pecado. O crente pode chegar a cair em pecado, contudo sentirá impulsionado a arrepender-se sinceramente. Queda eventual não pode ser confundida com prática habitual (1 João 3.4-10). Consciente como é de suas muitas imperfeições, o verdadeiro crente acha consolação no fato de que o rumo que leva a sua vida é bem diferente do que antes de encontrar-se com Cristo. O testemunho da conduta dá-lhe segurança.
Amor ao Estudo da Bíblia - Oh! Quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. Oh! Quão doces são as tuas