Administrador x empreendor
Segundo Dornelas, as diferenças entre os domínios empreendedores e administrativos podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio.
Orientação estratégica é uma delas, com um caráter empreendedor é dirigida pela percepção de oportunidades tecnológicas, sociais e políticas, já de um administrador, é feito com os recursos atuais sob controle, como medição de desempenho dos colaborados e técnicas de planejamento.
A segunda dimensão relacionada são as formas de análise de oportunidades, com o empreendedorismo é de modo revolucionário e com curta duração, ação e orientação rápida e riscos calculados. Com o comando do administrador a análise torna-se revolucionária de longa duração, há redução de riscos, negociação da estratégia utilizada e o reconhecimento de várias possibilidades.
Comprometimento de recursos para o setor administrativo se implica em decisões minuciosas, ou seja, tomadas passo a passo segundo a um orçamento, é feito uso de sistema de alocação de capital e planejamento formal. O empreendedor se compromete em estágios periódicos, lhe faltam previsibilidade e controle exato, tem a necessidade de aproveitar mais as oportunidades e ser mais eficiente.
No controle de recursos, o conselho empreendedor tem riscos de obsolescência e anseio por ser flexível, usa o mínimo possível de recursos já existentes. Diferentemente do administrador que se preocupa com poder, status, recompensa financeira, medição da eficiência, inércia e alto custo das mudanças, estrutura da empresa, é hábil no emprego de