homicidios em são paulo
O presente trabalho vai ter como referência alguns dados sobre os homicídios ocorridos em São Paulo no ano de 1995, são dados baseados em informações extraídas de Boletins de Ocorrência e Inquéritos Policiais.
O prelúdio dos homicídios pode ter como marco a década de 80, onde diversos países enfrentavam dificuldades econômicas e socias devido ao crescimento inflacionário. Na América Latina o processo inflacionário atingiu altos patamares , no Brasil a taxa média de inflação anual chegou a 370,2%.
Com isso o número de pessoas pobres que nos anos 60 vinha reduzindo , passou a aumentar chegando a atingir 40% da população , dentro desse quadro que a sociedade começou a vivenciar houve um crescimento de violência e dentro dessas formas de violência o homicídio se destaca.
Em São Paulo as mortes por homicídio correspondem a 20% dos óbitos entre moradores dos bairros periféricos , com piores condições sócio- econômicas.
As taxas de homicídios extremamente altas em adolescentes e adultos jovens, parecem estar extremamente ligadas aos efeitos das difíceis condições de vida e à frustração das necessidades básicas.
Faixa etária e sexo - agressor
Base 275
Os principais agressores são do sexo masculino, podemos perceber que o número de mulheres que praticam esses crimes é bem baixo, a idade que se cometem mais esses atos é na faixa etária entre 26 a 40 anos . O fato do índice de homens ser bem maior que o das mulheres pode ser explicado pelo fato de serem mais agressivos, pode ser compreendido como manifestações instintivas e a origem pode ser detectada em traumas de infância.
Em um estudo realizado em 1996 em áreas mais violentas de São Paulo , obteve- se como resultado que 94% dos homicidas são homens e 91% das vitimas também são homens.
Período do Fato e cor – agressor
Base 295
Nota-se que os homicídios ocorrem com mais frequência no