HOMEOSTASIA
2. Reacções de homeostasia: reacções metabólicas, imunológicas, de dor e de prazer, reflexas, apetitivas e emocionais constituem o complexo conjunto de reacções de regulação homeostatica.
3. Representações neurais: mapas – concretizadas em diversos circuitos e sistemas cerebrais inatos – baseadas nos sinais electroquímicos sobre o “estado do corpo” (sistema musculo esquelético), sobre as “alterações do orgao sensoriais” que resultam do contacto mecânico (tacto) do contacto químico (cheiro) da telesensação (visão) e das “entidades percebidas ou recordadas” que afectam o organismo.
4. Sentimentos: imagens somatossensoriais que se tornam conscientes. Os sentimentos são representações mentais sobre o bem e o mal estar do organismo.
5. Pensamentos: fluxo continuo de imagem sensoriais conscientes visuais, auditivas, olfactivas, tácteis, muitas das quais se revelam logicamente interligadas. Estas imagens sensoriais, que representam todo o tipo de entidades, são denominadas de acordo com critérios linguísticos e conceptuais apreendidos.
6. Memoria: conhecimento adquirido retido sob a forma de disposições adquiridas que emitem reconstruir representações de acontecimentos passados e recriar as reacções emocionais e motoras que as acompanham.
7. Atitude: gosto ou aversão que nutrimos pelas diversas entidades - pessoas, objectos, lugares, actividades assuntos e acontecimentos.
8. Auto-estima: atitude face ao próprio que é alicerçada nas emoções (orgulho ou vergonha) induzida pelos pensamentos auto-referentes 8favoraveis ou depreciativos) que são modeladas pelos estereótipos relativos aos grupos de identificação acessíveis e relevantes em cada contexto.
9. Normas: prescrições