Homenagem década de 70
Defesa:
Dentre todos os estilos vistos na década de 70, o que mais nos chamou atenção foi estilo moderno japonês. Por compreender imagens clássicas do período Edo e uma mistura de componentes modernos e ocidentais. Entre os autores que vimos escolhemos Ikko Tanaka, por ser uma autoridade do design no Japão, nosso cartaz se baseia em uma obra dele.
Porque Moderno Japonês:
Depois da Segunda Guerra, o Japão começou uma grande campanha de desenvolvimento, tanto tecnológico quanto cultural, sendo os costumes deixados em segundo plano, tais como o Bushido (código de honra dos samurais), gueixas, entre outras.
O moderno japonês tenta resgatar algumas fases da cultura antiga japonesa dando a elas um toque moderno ocidental e europeu, dessa forma podemos observar a utilização de imagens abstratas e geométricas, e do mesmo jeito podemos observar imagens clássicas.
Ikko Tanaka ao mesmo tempo defendia a ideia de que antes de conhecer a cultura estrangeira deveria se conhecer a própria cultura. Desenvolveu um estilo pessoal de luz, cor e dominava perfeitamente os quatro tipos de escritas, tanto vertical, quanto, horizontal. Sendo um autor minucioso, tinha altas preocupações com detalhes e imagens a serem utilizadas. A delicadeza que ele usa na fusão ocidental-oriental faz dele um caso raro entre os profissionais de hoje.
Ele trabalha muito a ideia de focar ao máximo possível e simplificar o seu trabalho em uma ideia principal. Nunca usou computadores, em seus 40 anos como designer sempre tentava inovar o máximo possível e nunca se repetiu. É exatamente por isso que somos atraídos pelas obras de Ikko Tanaka e seu moderno