Homem E O Fogo
Agora já manipulando o sílex (minério) o homem consegue criar fagulhas dentro de suas cavernas ou qualquer outro ambiente. Modificando assim sua forma de interação com o mundo, proporcionando o descobrimento de novos sabores, quanto às refeições, já que antes as comiam cruas, descobre que com o fogo são capazes de manter animais de grande ou pequeno porte afastados. Diversas foram as maravilhas que o fogo proporcionou para o homem primitivo.
Com o passar do tempo, o homem modifica a maneira coma qual se usava o sílex, e onde antes existiam duas pedras substitui-se uma delas por uma barra de metal, originando então as conhecidas “pederneiras”. São estas primitivas pederneiras que dão origem aos primeiros disparadores dos arcabuzes, bacamartes e das primeiras armas de fogo que os Bandeirantes usavam, e das primitivas espingardas dos séculos 18 e 19, que consequentemente dá a ideia de origem do principio da roda dentada.
Quando não haviam Isqueiros portáteis ainda, nem fósforos, usavam-se "Lâmpadas" , espécies de "Lamparinas" ou "Espiriteiras", alimentadas a óleo, querosene ou álcool, com as quais se levava a chama para a Mesa, pare acender Cigarros, Cachimbos ou Lampiões de Iluminação.
O PRIMEIRO ISQUEIRO
A lâmpada de Döbereiner é um isqueiro inventado em 1823 pelo químico alemão Johann Wolfgang Döbereiner, o isqueiro é baseado no isqueiro Fürstenberger e foi produzido até cerca de 1880. No jarro, o metal zinco reage com ácido sulfúrico para produzir gás hidrogênio. Quando uma válvula é