Homem e Sociedade
Curso: Serviço Social
Questões:
1) Explique o antropocentrismo no contexto teocêntrico.
2) Em relação ao renascimento cite 4 caracteristicas de interesses desta disciplina.
3) Explique o etnocentrismo através de 3 exemplos
4) O que é relativismo cultural ?
5) Cite 3 exemplos de xenofobia.
6) O que foi o determinismo biológico ?
7) O que foi o determinismo geográfico ?
8) O homem é produto e produtor da cultura ? Explique essa afirmação
9) De um exemplo sobre “aculturação”.
10) De um exemplo sobre “choque cultural”.
11) Explique as teorias de Darwin.
12) Explique a teoria de Lamarck.
13) Explique o que é endocultura.
Respostas:
1) A base do Teocentrismo é a Antropocentrismo Aristocrata, que se colocava no centro do Universo, e para pretextuar tal fato era necessário que se criasse alguma teoria ideológica e metafísica para se perpetuar no poder, tal como o monoteísmo que surgiu a partir de seis zoroastras que foram assimiladas pelo Judaísmo primitivo, e a elite religiosa sempre se apresentou como o suposto único elo e representação entre supostas entidades metafísicas e as massas populares.
2) 1. Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo (“homem no centro”) e fez oposição a visão teocêntrica (“Deus no centro”) da Idade Média.
2. Busca do conhecimento em varias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia...) Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci.
3. Valorização da estética artística da antiguidade clássica (Greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média.
4. Grande importância dada ás ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação para a maioria das