homem e sociedade
E-mail: juliafmarcelo@hotmail.com
Na visão humanística clássica, a noção de Cultura significa o cultivo do espírito e da inteligência: a educação, o aperfeiçoamento de faculdades humanas, o cultivo dos recursos intelectuais e morais dos indivíduos e dos grupos humanos.
Criação de obras da sensibilidade e da imaginação Ideológico
A partir do séc. XIII, cultura como sinônimo de civilização.
Entendida
como
“o
processo progressivo de
desenvolvimento humano, um movimento em direção ao refinamento e à ordem”.
Ou ainda...
“Cultura associada aos aspectos espirituais, artísticos e
intelectuais, e civilização, aos aspectos materiais, às atividades técnico-econômicas”
(CUESTA, p. 174)
Tylor em 1871 sintetiza cultura e civilização na seguinte definição: “Cultura ou civilização, tomada em seu sentido etnográfico amplo, é aquele todo complexo que compreende conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo ser humano enquanto membro de uma sociedade.”
Esta concepção não rompe a visão positivista dos fins do século XIX, presa aos pressupostos iluministas ligados à crença numa evolução moderna universal
Correntes modernas
As teorias que definem cultura como um sistema
Adaptativo, e as que definem como um sistema cognitivo.
ADAPTATIVO = a cultura é tudo que for criado pelo ser humano para adaptar suas comunidades às suas bases biológicas (ecossistemas e território). A tecnologia, a economia e a organização de um grupo social servem totalmente aos propósitos de promover essa adaptação, e as mudanças culturais são consequência direta de mudanças no meio.
Correntes modernas
COGNITIVO = o que o ser humano produz em termos materiais não é o mais importante. Interessa perceber a capacidade humana em desenvolver nos domínios intelectuais o mundo que nos rodeia. Assim, cultura é um
SISTEMA DE CONHECIMENTO do mundo. Tudo que a