homem primitivo
1- Que aspectos das relações sociais mais chamou a sua atenção?
Um dos aspectos mais visíveis é a sociabilidade dos primitivos, pois moravam em cavernas e todas as atividades eram feitas juntos como a alimentação. Se comunicavam através de gestos e grunidos como se fossem animais, as relações sexuais eram baseadas na força bruta e não havia parceiros fixos. Os diferentes grupos também chamam atenção por sua particularidade, pois uns eram mais civilizados e outros mais selvagens como os canibais. Também nos chamou atenção a disputa pelo fogo ressaltando a importância naquela época, e o companheirismo que existia entre os componentes de determinado grupo, pois quando um homem era ferido o outro não o abandonava.
2- É possível identificar instituições sociais presentes na trama? Caso seja, qual o papel e a importância de cada uma no contexto do filme?
Sim. Apesar dos grupos não terem pirâmide social organizada como nas sociedades contemporâneas é possível notar o papel de cada indivíduo em sua comunidade. O homem que vai em busca do fogo e enfrenta os perigos é tido como um líder e a mulher tem o papel de reprodutora para a perpetuação da espécie humana, e é importante destacar que como tribo eles protegiam uns aos outros.
3- Faça uma análise das questões referentes á descoberta, construção, preservação e rapasse do conhecimento.
A descoberta do fogo foi de grande importância, pois o fogo era fundamental naquela época para se defenderem dos animais e do frio. A construção do fogo de forma manual trouxe ao homem primitivo uma determinada independência, pois já não havia mais a necessidade de disputar o fogo. Preservar o fogo era de uma grande importância, pois enquanto eles tinham o fogo se sentiam seguros e sempre tinham o cuidado para que ele não se apagasse. Através de gestos eles foram repassando o conhecimento de como produzir o fogo uns aos outros.
4-Relacione e analise os aspectos educacionais que aparecem na trama e quais as implicações