homem cultura e sociedade
301 palavras
2 páginas
Os movimentos sociais no Brasil, sempre foram representados por duas vertentes básicas, a intelectualidade inorgânica e movimentos proletários (extrema esquerda); issoaté o inicio da década de 1990 eantes da instalação de uma política neo liberal; na atualidade os movimentos sociais. Concernente aos movimentos sociais nos dias atuais, não são para comparar-se com osmovimentos desencadeados nosanos 80, pois nesta década havia um certo corporativismo social com todas as classes sociais, como os movimentos das diretas jás, e outros, mas cada época tem seu tempo,nos dias atuais tivemos umasurpresa enorme, que foi toda a massa movimentando-se nas ruas protestando contra a corrupção, esse movimento não teve uma identificação definida, foi todo o povo junto comum unico proposito, protestar,acredito que os movimentos sociais estão mas definidos em classes nos dias atuais, como professores lutando pelo seus ideias, motoristas, os LGBT pedindo mais respeito eaceitação, então cada classerepresentada tem seu ideal que é mostrar a sua força, seu ideal, então cada entidade dessa esta bem representada, pois os mesmo conhecem sua equipe e seus desejos etc.isto sem falar na classe ruralista,outra potente organização de movimentos socias que vem instruturando e tendo apoio das diversas classes privadas e governamentais.
A relação entre futebol e questões de ordem sociais é amenizadora. O futebol serve como atenuante de questões sociais porque muitas das vezes esconde problemas. Problemas referentes a pobreza , corrupção e educação etc.. Um exemplo disso é em época de Copa do Mundo a população esquece de problemas sociais só para acompanhar a Seleção.
Porque durante a copa, o governo brasileiro gastou bilhões de reais na construção de estádios, e além disso, com preços bem mais elevados do que o previsto. Dinheiro esse, que poderia estar sendo investido na educação, saúde, que são precárias no Brasil e deveriam ser tratador como prioritários.