Holocausto
Gabriel Batista Schmidt
Turma 101
Cultura Judaica
Professor Ilton Gitz
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre o holocausto, assunto que vem sendo estudado ao longo do ano em cultura judaica, mais especificamente, pretendo aprofundá-lo em um gueto, um campo de concentração e nas consequências do ocorrido, esperando até deixar um bom entendimento a quem não sabe nada sobre o assunto e tentando passar algum sentimento, pois acho que através dele que realmente pode ser entendido o que aconteceu.
Desenvolvimento
Gueto de Varsóvia
Gueto de Varsóvia foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazista na Polônia durante o Holocausto, ao tempo da Segunda Guerra Mundial. Nos três anos da sua existência, a fome, as doenças e as deportações para campos de extermínio reduziram a população estimada de 380 000 para 70 000 habitantes. O Gueto de Varsóvia foi o palco do levante do Gueto de Varsóvia, a primeira insurreição massiva contra a ocupação nazista na Europa. Apesar disso, a maioria das pessoas que estiveram no Gueto de Varsóvia foi morta no campo de extermínio de Treblinka. Logo após a dominação alemã da Polônia já ficou definido que os judeus iriam ser isolados e o gueto começou a ser construído. Apesar de todas as dificuldades ainda existiam movimentos juvenis dentro do gueto com a função de ajudar as pessoas que precisassem lá dentro. O levante aconteceu em 1943, quando cerca de 300 mil pessoas já haviam sido levadas para o campo de Treblinka, os outros habitantes do gueto sabiam agora o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando, em vez de morrer numa câmara de gás.
Treblinka
Treblinka foi o quarto campo de extermínio alemão onde judeus eram mortos em câmaras de gás alimentadas por motores à explosão localizados nos arredores da cidade, na Polônia ocupada por os alemães. Também foi o primeiro campo alemão onde ocorreu a