HOLANDA, Sergio Buarque de, 1902-1982. Raízes do Brasil/ Sergio Buarque de Holanda.-26 ed. São Paulo: Companhia de Letras, 1995.

1571 palavras 7 páginas
HOLANDA, Sergio Buarque de, 1902-1982. Raízes do Brasil/ Sergio Buarque de Holanda.-26 ed. São Paulo: Companhia de Letras, 1995.

FRONTEIRAS DA EUROPA

“(...) Trazendo de países distantes nossas formas de convívio, nossas instituições, nossas ideias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorável e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra (p.31)”
“(...) até onde temos podido representar aquelas formas de convívio, instituições e ideias de que somos herdeiros (p.31)”
“É significativa, em primeiro lugar, a circunstância de termos recebido a herança através de uma nação ibérica (...) (p.31)”

“(...) Em terra onde todos são barões não é possível acordo coletivo durável, a não ser por uma força exterior respeitável e temida. (p.32)”.

“(...) Os elementos anárquicos sempre frutificaram aqui facilmente, com a cumplicidade ou a indolência displicente das instituições e costumes. As iniciativas, mesmo quando se quiseram construtivas, foram continuamente no sentido de separar os homens, não de os unir (...) (p.33)”
A falta de coesão em nossa vida social não representa, assim, um fenômeno moderno (...) (p.33)”

“(...) Toda hierarquia funda-se necessariamente em privilégios (...) (p.35)”

“(...) Os elementos aristocráticos não foram complementares alijados e as formas de vida herdadas da Idade Média conservaram, em parte, seu prestígio antigo (p.36)”

“(...) A verdadeira, a autêntica nobreza já não precisa transcender ao indivíduo; há de depender das suas forças e capacidades, pois mais vale a eminência própria do que a herdada (...) (p.37)”
“(...) as doutrinas que apregoam o livre-arbítrio e a responsabilidade pessoal são tudo, menos favorecedoras da associação entre os homens (...) (p.37)”

“(...) o princípio unificador foi sempre representado pelos governos. Nelas predominou, incessantemente, o tipo de organização política artificialmente mantida por uma força exterior, que, nos tempos modernos, encontrou uma das

Relacionados

  • livro
    44059 palavras | 177 páginas