Hoje Talvez N O Mate Ninguem
Hoje Talvez não mate ninguém
Histórias mínimas de uma jovem muçulmana estranhamente não-terrorista.
Português
Trabalho realizado por:
Francisco Ferreira Nº6
João Luíz Nº10
Tomás Correia Nº17
10.º CT3
2014/2015
Apresentação do livro
Título: “Hoje talvez não mate ninguém”
Autora: Randa Ghazy
Editora: Paulinas
Tipo de obra: Romance
Tradução: Maria do Rosário de Castro Pernas
Apresentação da autora
Randa Ghazy
Pais egípcios
Nasceu em Milão
Jovem muçulmana europeia de 27 anos
Escreveu o seu primeiro livro aos 15 anos
Outras obras
Sonhando com a palestina
Prova a
Sanguinare
Resumo
Jasmim é a personagem principal é uma jovem muçulmana, pertence a sociedade média-alta de Milão. É uma personagem pensativa, inteligente, mas muitas vezes assume um papel de revolta e fúria pois sente-se incompreendida.
Primeiramente Jasmim sente-se revoltada com o casamento da sua melhor amiga, que no fim de vários anos de luta contra os preconceitos que envolvem os costumes árabes, e pensa que esta se vai deixar dominar por Shedi.
Durante a acção Jasmim conhece dois rapazes, possivelmente futuros noivos. Um é muçulmano e o outro é um rapaz ocidental mas ela não sente afinidade com nenhum deles e refere que para ela seria melhor um noivo meio-termo.
Este é só um exemplo das várias questões que Jasmim enfrenta, por isso procura constantemente a sua identidade durante a história, mas para isso tem de sozinha e desanimada enfrentar um turbilhão de acontecimentos e contradições.
A acção desenrola-se em Milão, em 2007.
Personagens
Personagem principal é a Jasmim.
Existem várias personagens que desempenham um papel na vida da protagonista, nomeadamente as personagens secundárias são a Amira, a Leila, a Diana, o Yusef, o Tomás, o Shedi e o seus pais.
Amira
Psicologicamente é uma jovem calma, forte, digna, moderna, instruída.
Passa a uma mensagem bastante importante, esta consegue fugir ao estereótipo que a mulher muçulmana não tem direitos, não tem