hiuhj
2557 palavras
11 páginas
ambiente, tais como:Poluição do solo: Alterando suas características físico-químicas, representará uma séria ameaça à saúde pública tornando-se ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças, além do visual degradante associado aos montes de lixo.
Poluição da água: Alterando as características do ambiente aquático, através da percolação do líquido gerado pela decomposição da matéria orgânica presente no lixo, associado com as águas pluviais e nascentes existentes nos locais de descarga dos resíduos.
Poluição do ar: Provocando formação de gases naturais na massa de lixo, pela decomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio, originando riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os mesmos.
Também segundo nosso professor EWERTOM DE OLIVEIRA PIRES da Universidade do Norte do Paraná, existe uma classificação bem comum, como:
Poluição química;
Poluição física;
Poluição biológica;
Poluição radioativa.
Sabendo que esses exemplos de poluição podem ocorrer todos ao mesmo tempo simultaneamente, assim como pode ocorrer de forma separada, apenas uma em cada local.
TÉCNICAS APLICADAS NA RECUPARAÇÃO DE ÁREA DEGRADADAS POR ESTA ATIVIDADE.
COMPOSTAGEM.
A compostagem é uma forma de tratamento biológico da parcela orgânica do lixo, permitindo uma redução de volume dos resíduos e a transformação destes em composto a ser utilizado na agricultura, como recondicionante do solo. Trata-se de uma técnica importante em razão da composição do lixo urbano do Brasil.
Pode enfrentar dificuldades de comercialização dos compostos em razão do comprometimento dos mesmos por contaminantes, tais como metais pesados existentes no lixo urbano, e possíveis aspectos negativos de cheiro no pátio de cura.
INCINERAÇÃO
Conforme o site ecolnews, este tratamento é baseado na combustão (queima) do lixo, também é um processo que demanda custos bastante elevados e a necessidade de um super