Hitoria do brasil
FACULDADE UNISABER CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
1º PERIODO
Almerinda Gomes dos Santos
Gracinete Ferreira da Cruz
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEORICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Santa Fé do Araguaia - TO
2012
Almerinda Gomes dos Santos
Gracinete Ferreira da Cruz
Trabalho entregue ao professor Marcos Soares da Costa, referente à disciplina de economia política desta instituição, como requisito para obtenção de nota parcial do 1ª semestre.
Santa Fé do Araguaia - TO
2012
Introdução
A atividade econômica e o estudo da economia surgiram devido a existência de três fatores: o aparecimento do excedente econômico, a produção para troca, a divisão do trabalho e o uso de instrumentos mais produtivos. Desta forma, a economia averigua e indaga sobre as condições e causas do estado da riqueza da sociedade e dos indivíduos. Ela indaga como os meios e os modos para aumentar o potencial da riqueza e da sociedade ocorrem. De acordo com os neoclássicos, o objetivo final da atividade humana é satisfazer as necessidades humanas, para a economia marxista é a produção de mercadorias.
Trabalho, sociedade e valor
Na base da atividade econômica está o trabalho – é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando valores que constituem a riqueza social. Por isso os economistas políticos sempre concederam ao trabalho uma importância especial em seus estudos.
O trabalho é muito mais que um elemento da Economia Política. De fato, trata-se de uma categoria que, além de indispensável para a compreensão da atividade econômica, faz referência ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade.
O que chamamos de trabalho é algo substantivamente diverso dessas atividades. Na medida em que foi se estruturando e desenvolvendo ao longo de um larguíssimo decurso temporal, o trabalho rompeu com o padrão natural daquelas atividades:
Em primeiro lugar, porque o trabalho não se opera com uma atuação imediata sobre a matéria natural;