Histórico das Bactérias em 5 páginas
INSTITUTO DE HUMANIDADES ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS
Disciplina: HACA02 – Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Prof. Paulo Gomes
Data: 18 / 11 / 2013
Integrantes do Grupo:
Andréia Bárbara Serpa Dantas
Caio Fraga
Juan Martin Leroux
Túlio Duarte
00:32:52
Tema: a descoberta das BACTÉRIAS
1 – INTRODUÇÃO
As bactérias foram um dos primeiros seres vivos do planeta, surgiram a aproximadamente 4 bilhões de atrás, habitando quase todos os ambientes do mundo até os tempos atuais. Bactérias são seres unicelulares, procariontes (desprovidos de envoltório nuclear), que medem entre 0,2 a 1,5 μm (escala micrométrica), têm parede celular rígida e se multiplicam por divisão celular. Sabe-se também que as bactérias são uns dos seres mais antigos do planeta, habitando quase todos os ambientes. Bactérias reproduzem-se por divisão celular e podem transferir material genético pelo simples contato com outras da espécie através do mecanismo de conjugação. Estão associadas às causas de diversas doenças infectocontagiosas, mas também são responsáveis por manter o equilíbrio de sistemas essenciais para a vida. As bactérias são usadas pelo homem a muito tempo, mesmo antes de sua descoberta como, por exemplo, na fermentação de alguns alimentos.
2 – Objetivos
Contextualizar historicamente e discorrer sobre o tema, discutindo desde os métodos usados pelos seus descobridores até os impactos da descoberta na sociedade, esclarecendo alguns pontos importantes como as superbactérias.
3 - Contexto Histórico
A primeira vez em que se falou de doenças causadas por seres invisíveis foi no século XIII, depois disso em 1546, Girolamo Fracastoro lançou a ideia de que o contagio das doenças é causado por agentes vivos, que obviamente não foi bem aceita. Ainda assim a microbiologia como ciência só surgiu no final do século XVII com a invenção e aprimoramento do microscópio, como já foi falado