Histórico da Saúde e Segurança do Trabalhador
Histórico da Saúde e Segurança do Trabalhador
Um dos direitos fundamentais do trabalhador é o de usufruir uma boa e saudável qualidade de vida, em seu próprio ambiente de trabalho.Como os direitos humanos e a qualidade de vida mantêm uma íntima relação entre si, verifica-se, gradativamente, a grande preocupação com as condições do trabalho.
Ao longo da história da sociedade moderna, os meios de produção vêm prevalecendo sobre a própria saúde humana. As doenças aparentemente modernas (estresse, neuroses e as lesões poresforços repetitivos), vêm sendo diagnosticadas há séculos.
Os problemas relacionados com a saúde do trabalhador intensificaram-se a partir da Revolução Industrial, que se iniciou no Século XVIII. As doenças relacionadas ao trabalho vêm aumentando desde então na medida em que os meios de produção evoluem,juntamente com as deploráveis condições de trabalho e da vida dascidades.Em 1919, foi criada a OIT - Organização Internacional do Trabalho pelo Tratado de Versalhes.
Na ocasião, a OIT adota convenções destinadas à proteção da saúde e à integridade física dostrabalhadores, tais como: limitação da jornada de trabalho, proteção à maternidade, trabalho noturno para mulheres, idade mínima para admissão de crianças e trabalho noturno para menores. Tais convenções objetivavam uniformizar as questões trabalhistas, a superação das condições subumanas do trabalho e o desenvolvimento econômico.A Segunda Guerra Mundial fez com que se despertasse uma nova mentalidade humanitária, na busca de paz e estabilidade social.
Ao final da guerra, foi assinada a Carta das Nações Unidas (26 de junhode 1945), estabelecendo critérios para a busca de progresso social e melhores condições de vida das futuras gerações.Em 1948 foi criada a OMS - Organização Mundial da Saúde, estabelecendo-se conceitos como “saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de afecções ouenfermidades”.Em 10 de