Reflexão critica sobre o SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no Brasil em 1988, ele garante o acesso gratuito à saúde a todo cidadão brasileiro. O SUS tem como objetivo principal trabalhar pela promoção, proteção e recuperação da saúde. Para tanto, ele trabalha regido pelos seus três princípios: universalidade, integralidade e equidade.
A porta de entrada do SUS é a atenção básica, é a partir desse primeiro atendimento que o indivíduo poderá ser encaminhado para outros serviços de maior complexidade da saúde pública. As Unidades de Saúde da Família (USF) também compõem a atenção básica (BRASIL, 2000).
A USF é o primeiro contato do usuário com sistema de saúde. Ela deve além de realizar os encaminhamentos necessários para centros de alta complexidade, ter um caráter resolutivo para com os problemas de saúde comuns em sua área de abrangência. Além disso, ela deve realizar projetos de prevenção e promoção à saúde.A equipe mínima que compõem uma Unidade de Saúde Família é formada por um medico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No entanto, outros profissionais de saúde podem ser adicionados à equipe conforme a demanda e as características da área a qual abrange (BRASIL, 1997).
Além disso, a USF conta com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que é uma equipe integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento. É entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica.
A gravidez na adolescência vem sendo tratada como um problema de saúde pública, principalmente por ela propiciar riscos ao desenvolvimento da criança gerada e da própria adolescente gestante (Gontijo &Medeiros, 2004).O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90 (BRASIL,1990), circunscreve a adolescência