histórias em quadrinhos
Charges
Por: Camila, Thamires e Renato.
História em Quadrinhos
Chagaram ao Brasil no século dezenove. O tão
conhecido gibi para nós é composto por quadros chamados de textos narrativos, onde se passa a história com diferentes personagens, em um determinado local, durantes certo espaço de tempo. Quase sempre o objetivo é divertir, mas também podem transmitir informações ou até mesmo alertar a população sobre determinado assunto , como as campanhas comunitárias contra desperdício de água, risco de doenças, etc.
Elas possuem características tais como:
•
O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito seu formato, dependendo muito do sentido do que se quer passar ao leitor.
Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo que eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria e tristeza.
• Há também presenças de onomatopéias, causando certa animação na história, por meios de sons produzidos por pessoas e por ambientes. • São compostas por um linguagem verbal e não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.
•
Charges
São desenhos que contam uma piada ou uma
história. Podem ser sobre um nada, mas muitas vezes são sobre as coisas que as pessoas dizem ou fazem no dia a dia. Algumas constituem um comentário ilustrado sobre notícias, política ou acontecimentos históricos. Serve como uma ferramenta necessária para a compreensão social de algum acontecimento, explicando uma opinião ou um pensamento, transmitindo de um forma que desencadeie o humor sem deixar de transmitir a mensagem ou critica.
• A caricatura é traço artístico que o chargista
delineia em seu texto não verbal que representa e critica algo em determinado contexto: é através do traço exagerado da realidade que a charge consolidou-se como texto que carrega