História-sesc
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÂO
PROFESSOR - TUTOR A DISTÂNCIA: LINDOLFO A. MARTELLI
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
A ESCOLA DO SESC HORTO – CAMPO GRANDE - MS
KATIA PARENTI CAMARGO RA: 383635
LUCIANE NASCIMENTO DA COSTA RA: 352598
MAYRA ALINNE FREIRE BRITO CABRAL RA: 374975
ROZELAINE TORRES RA: 368898
CAMPO GRANDE-MS 2013
INTRODUÇÂO
Iniciamos o trabalho conceituando Educação, que é o ato de ensinar e aprender e existe em todas as sociedades, há a educação informal e a formal. A primeira acontece no dia a dia e a outra ocorre na escola, para inserir o homem ao convívio social. Os gregos inventaram a escola, que tinha a função de educar, com o advento do iluminismo adquiriu a função de instruir. Mas com o decorrer de seu processo histórico passou a cumular várias funções: cuidar das crianças, socializar e transmitir conhecimentos são algumas delas.
SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Sim, somos seres históricos com passado, presente e um futuro que nos espera. A partir de nossas vivencias e relações sociais transformamos nossas ações e a história vai sendo produzida de geração para geração. Já que a educação se desenvolve no tempo tanto quanto a história é conseqüência natural estudar a HISTÓRIA DA EDUCAÇÂO, que nos possibilita entender a herança cultural de outros povos que viveram anteriormente a nós e que participaram da formação do ser histórico homem através dos tempos. A escola foi mudando igualmente com a sociedade.
“A Origem da Educação Escolar no Brasil – A ação dos Jesuítas como parte do movimento da Contrarreforma Católica”
No Brasil, os primeiros educadores foram os padres jesuítas que utilizaram o método pedagógico Ratio Studiorum onde monopolizaram o ensino, com o apoio do governo português que se aproveita disso para dominar politicamente. Através das Missões os jesuítas catequizavam os índios e os filhos dos colonos. Eram contra a escravização dos indígenas.
Reforma